Endocrinologista Filippo Pedrinola dá dicas para perder peso

  • Por Jovem Pan
  • 27/10/2014 11h34
Bruna Nastas/ Jovem Pan Filippo Pedrinola no Morning Show

O endocrinologista Filippo Pedrinola falou sobre os erros e acertos na hora de tentar emagrecer. “No consultório, muitas pessoas nos procuram não para emagrecer, mas para serem emagrecidas por uma técnica milagrosa”, observa o médico. Ele explica que a única forma de atingir o objetivo de forma saudável é através da dedicação e sacrifício. Ele aponta quatro pilares para que isso aconteça: a atividade física regular; alimentação; emocional; e espiritualidade. Segundo ele, a espiritualidade não é necessariamente a religião, mas a conexão da pessoa consigo mesma e com a família e amigos.

“Muita gente vai levando a vida como um zumbi, liga no automático e vai”, explica ele, dizendo que sem viver com consciência, não importa o tipo de corpo que a pessoa tenha, ela nunca vai se sentir no direito de ser plenamente feliz. A forma de ver a vida também tem consequências na alimentação: “A pessoa que amplifica os problemas na cabeça causa uma reação de estresse, aumenta a liberação do cortisol. Os pensamentos negativos levam ao sistema de recompensa, como comer. É o comer emocional”, aponta.

Felippo alerta para os perigos das dietas radicais que excluem um grupo alimentar. “A gente sabe que não funciona”, diz. Três macronutrientes devem sempre estar presentes na alimentação: proteína, gordura e carboidrato. “Você deve escolher uma boa proteína magra, carboidrato integral e gorduras boas”, lista.

Já excluir a lactose ou o glúten não traz benefício nenhum e deve ser feito apenas pelas pessoas que não produzem as enzimas para fazer essa digestão. “A maioria das pessoas adultas tem uma intolerância a lactose muito pequena, e consegue conviver com ela. O iogurte, queijo e coalhada têm menos lactose e são mais fáceis de digerir do que o leite”, exemplifica.

Comer a cada três ou quatro horas é muito importante. “Quando ficamos muitas horas sem comer, o organismo fica mais econômico, e baixa o metabolismo. Faz diferença comer 2 mil calorias divididas em cinco refeições ou em duas. Quem come em duas tem tendência a engordar mais”, alerta.

Quando questionado se é possível emagrecer sem fazer exercício, o médico respondeu que sim, mas sem qualidade. “Vai perdendo ao mesmo tempo a massa magra, que é o músculo e a massa óssea. A atividade física é fundamental”, afirma ele, recomendando exercícios aeróbicos e um pouco de musculação, que nunca devem ser praticados em jejum.

“Tem gente que acha que vai perder mais peso se fizer exercício em jejum, mas vai usar como fonte de energia a massa muscular. É importante antes do exercício comer carboidrato integral, como fruta, barra de cereais, pão integral”, explica. Já no pós-exercício, é importante dar combustível para o músculo se refazer, ingerindo proteína com um pouco de carboidrato.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.